Você sabe como fazer para não rachar a tinta da mandala em pontilhismo? Essa é uma dúvida comum e que é fácil de resolver.
Basta utilizar uma mistura de cola branca com água e misturá-la na tinta antes da pintura para evitar esse transtorno. É um processo simples, mas que faz a diferença!
Inclusive, essa é uma questão que pode atrapalhar suas vendas ou frustrar suas expectativas na criação e resultado dos desenhos.
Dessa forma, você pode se sentir desestimulada e acabar desistindo da prática, e não é esse o objetivo, certo?
Afinal, as mandalas em pontilhismo têm inúmeros benefícios para a saúde, além de estimularem a criatividade. Entre eles, ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade!
Então, para evitar esse problema e ter produções bonitas, atrativas e coloridas, siga para a leitura e confira as dicas! Vamos lá?

Como Fazer Para não Rachar a Tinta: Por Onde Começar
Em primeiro lugar, a criação da mandala em pontilhismo vai além de uma técnica de pintura. Assim, é uma forma de expressão e até de relaxamento mental.
Também pode se tornar um hábito que ajuda a lidar com as emoções, reduzir o estresse e trazer benefícios diversos.
Independente se você quer ganhar dinheiro com ela ou melhorar a qualidade do seu desenho, é preciso entender como fazer para não rachar a tinta.
Para começar, é preciso preparar a tinta corretamente e com atenção para receber os desenhos. Então, veja o que você vai precisar:
- Adquira uma cola branca, dessas normais de pintura ou escolar. A melhor opção é a Cascorez, da Cascola, que não deixa bolhas;
- Compre ou reaproveite potinhos com tampa de boa vedação. Eles serão utilizados para misturar a cola e a água. Pode até ser daqueles com bico, tipo de tinta de cabelo;
- Então, faça a mistura, com duas partes de cola para uma de água. A medida dependerá do tamanho do seu potinho. Não se preocupe em pesar ou medir, apenas divida o potinho em três partes;
- Depois, você deve colocar a cola, após a água e misturar bem, sacudindo o pote para que os materiais misturem;
- Por fim, você terá uma mistura que fica mais aquosa, menos viscosa do que a cola pura. Reserve-a para utilizá-la na tinta.
Para descobrir outros materiais para a pintura em pontilhismo conheça o Projeto Mandaleira.
Nele você conhece a fundo a técnica de pintura das mandalas usando pontinhos, arrastados e adornos.
Ainda aprende a desenhar e desenvolver um hobby ou fonte de renda que traz mais criatividade e saúde mental.
Passo a Passo Para Preparar as Tintas
Agora que você já conhece a mistura que ajudará em como fazer para não rachar a tinta, é hora de saber como misturá-las.
Então, evite colocar a mistura de cola branca e água direto no frasco do produto. Faça isso em potinhos menores ou no godê.
O que acontece é que a cola, com o tempo, resseca. Esse é um processo natural deste material.
Por isso, os potes são a melhor solução. Afinal, esse processo de ressecamento não irá afetar toda a tinta do frasco original.
Existem opções desses potinhos com 60 ou 120 g, um pouco maiores. Mas, você deve escolher o mais adequado de acordo com a sua necessidade.
Se utiliza pouca tinta, por exemplo, vale apostar nos menores, como os usados para sombras e glitter de maquiagem.
Tenha em mente que o recomendado é que eles não sejam muito grandes, evitando o desperdício das tintas.
Inclusive, a utilização desses recipientes é ideal para coletar a quantidade certa de tinta com boleadores e pincéis.
Além disso, permite fazer sua mandala em pontilhismo com acabamento profissional e cores na medida certa.
Para encontrá-los facilmente, basta pesquisar por “potes para papinha”, “pote para creme” ou “pote para sombra”.
Então, com seus potinhos em mãos, é o momento começar o processo de como fazer para não rachar a tinta.
Para isso, é só despejar nele a quantidade de tinta que irá usar e adicionar a cola aos poucos.
O segredo é não exagerar na cola e ir misturando com um boleador para ver a textura da tinta. Afinal, o ideal é que ela não fique muito líquida.
Lembre-se que você não precisa se preocupar com a alteração da cor, pois a cola fica transparente quando seca.
Outros Cuidados em Como Fazer Para não Rachar a Tinta
Como você viu, é simples e rápido como fazer para não rachar a tinta. Mas, vale dar atenção a alguns detalhes:
- Não utilize colas que formam bolhas ou amareladas, como de madeira;
- Ao usar a mistura na tinta, misture bem e observe se formam bolhas, o ideal é evitá-las;
- Sempre utilize potinhos com tampa e fechamento hermético para evitar o ressecamento;
- Tenha atenção à escolha das tintas. Geralmente, as tintas PVA são as que mais racham e as acrílicas foscas também oferecem risco, embora menor.
Saiba que algumas marcas e tipos de tintas não sofrem com as rachaduras e não precisam da mistura.
São elas as metalizadas da Acrilex, PVA metalizadas da True Colors e CorFix, PVA cintilantes, que são um pouco mais caras, e as foscas da Decorfix.
Estas têm menos opções de cores e também preço um pouco mais elevado. Pese o que é melhor para você!
Para fechar, ficam aqui três dicas extras de como fazer para não rachar a tinta. Ao armazenar suas tintas, verifique se a tampa está bem fechada e deixe-as deitadas.
Ao deixá-las na horizontal, você evita que os componentes que as mantêm uniformes fiquem depositados no fundo. Isso faz com que elas rachem ainda mais!
A segunda, é: misture bem as tintas antes de usá-las, sacudindo o pote. Assim, tanto os pigmentos quanto seus compostos ficarão homogêneos.
Por fim, você também pode utilizar a laca brilhante solúvel em água ao invés da mistura. Ela funciona como um verniz e, consequentemente, não deixa a tinta rachar.
Porém, saiba que ela deve ser usada em no máximo um mês quando misturada à tinta para não ressecar. É ideal para poucas quantidades.
Se você gostou dessas dicas e quer aprender mais, conheça o Projeto Mandaleira ou confira o canal no YouTube. Até a próxima!
0 Comentários